© 2019 by Nishimoto. All rights reserved.

WORKSHOP / ENCERRADA

OFICINA DE SUMI-Ê: CRISÂNTEMO "KIKU" 菊,

NOVEMBRO 2017

OFICINA DE SUMI-Ê CRISÂNTEMO NA PLUS GALERIA 

A Oficina será ministrada pelo designer e artista plástico Marcellus Nishimoto e acontecerá em no sábado de 25 de novembro de 2017 das 8h às 17h.

 

Serão permitidos no máximo 12 aprendizes na turma para que o facilitador possa dar atenção individualizada a cada participante e o curso se realize de forma fluida. 

 

DAS INSCRIÇÕES 

 

Pagamento à vista - R$ 400,00 

Pagamento parcelado – 2 x de R$ 235,00 

A inscrição se confirma a partir de depósito, transferência bancária ou pagamento feito diretamente na Plus Galeria. 

 

SOBRE A OFICINA 

 

O crisântemo, chamado de Kiku (菊), é considerada a “Flor Nacional do Japão”, além de ser um dos maiores símbolos da Família Imperial Japonesa. É considerada a flor que simboliza o outono, pois, durante essa estação, o seu desabrochar se torna mais intenso. Também é considerado o símbolo do sol por causa de suas mais de 300 pétalas, o que lhe proporciona uma aparência única, distinta e elegante.

 

O Sumi-ê é uma técnica de pintura oriental com cerca de 2000 anos de existência. Denominada também de “a arte do essencial”, a arte se baseia na pintura monocromática em nanquim com pincéis de bambu e explora as formas elementares da natureza. Altamente ligada à filosofia do zen-budismo a técnica é um exercício de concentração, clareza e simplicidade, tal qual um processo meditativo que busca a real essência das coisas sem ignorar suas imperfeições. O Sumi-ê também estava ligado aos valores do Bushido, o Código de Conduta dos Samurais, pois a pincelada sem medo, sem correção e tranquila da técnica possuía seu paralelo metafórico no universo efêmero do guerreiro na batalha.

A oficina que será ministrada pelo artista Nishimoto e tem o intuito de apresentar a técnica, seu histórico, valores filosóficos e materiais envolvidos. Também serão abordadas as técnicas básicas desta arte por meio de exercícios com pincéis e pinturas temáticas.

Características

1 – Introdução a arte do Sumi-ê: significado, história e a relação com o zen-budismo.

2 – “O crisântemo e seus simbolismos.

3 – Preparação do material e organização do local de trabalho.

4 – Movimentos básicos com pincel de bambu: exercícios de aprendizado.

5 – Entendendo as tonalidades da tinta: exercícios de aprendizado.

6 – As pétalas e folhas do crisântemo: exercícios de aprendizado.

7 – Pratica de pintura de observação: crisântemo.

EMITIMOS CERTIFICADOS.

VAGAS LIMITADAS.

 

Mais informações e inscrições em contato@plusgaleria.com
Telefones: 62 3278-2582 e 62 98428-3867 (whats app)

  • FACEBOOK ICON
  • INSTAGRAM ICON